Chuva intensa e risco de tempestades atingem grande parte do país



Por Rota Araguaia em 29/01/2026 às 11:23 hs

Chuva intensa e risco de tempestades atingem grande parte do país
Reprodução

Redação

Chuvas intensas, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, são esperadas em diversas regiões do Brasil nesta quinta-feira (29). A previsão indica risco de tempestades em pelo menos 17 estados, segundo dados do Meteored.

As maiores precipitações devem se concentrar nas regiões Centro-Sul e Norte do país. Entre os estados em alerta estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Desde o período da manhã, há previsão de chuvas moderadas a fortes no interior do Rio Grande do Sul, avançando em direção ao norte do estado. Ao longo do dia, áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste permanecem nubladas, com intensificação das chuvas a partir da tarde, especialmente na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No oeste de São Paulo, nuvens carregadas começam a se formar ainda durante o dia. À noite, as chuvas se espalham pelo Centro-Sul do país e podem vir acompanhadas de trovoadas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. No Sul, a tendência é de enfraquecimento do fenômeno próximo à madrugada.

No Paraná, os acumulados podem atingir até 100 mm até o fim do dia. Também estão em alerta para tempestades áreas de todo o estado de São Paulo, o Sul, Leste e Triângulo Mineiro, além do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. No oeste paulista, sul de Mato Grosso do Sul, noroeste de Minas Gerais e Goiás, os volumes podem chegar a 50 mm.

As regiões Sul e Sudeste ainda estão sob atenção para a formação de um novo ciclone, previsto para atuar entre os dias 30 e 31. O fenômeno é impulsionado por uma área de baixa pressão que começa a se intensificar nesta quinta-feira, organizando um corredor de umidade que deve provocar temporais em grande parte do território nacional e afetar a costa brasileira com a ciclogênese.

Chuvas intensas também atingem Norte e Nordeste

No Centro-Norte do país, as previsões indicam chuvas significativas, com maior intensidade no interior do Tocantins e no oeste da Bahia. Já o norte de Mato Grosso, Rondônia, oeste do Pará e Amapá permanecem em alerta para alagamentos pontuais, devido ao solo já saturado.

De acordo com o Climatempo, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem provocado chuvas frequentes no Norte e Nordeste nesta última semana de janeiro. Estados como Acre e Amazonas devem registrar episódios intensos, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm.

 

O Serviço Geológico do Brasil informou que o rio Acre atingiu nível de atenção em Rio Branco. No Amazonas, a elevação dos rios também preocupa, com risco de cheias que podem afetar comunidades ribeirinhas.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !